O berço da história do aço começa à oeste da parte asiática da Turquia, em Anatólia. Neste contexto ocorreu o início da fabricação do ferro há 2000 anos a.C, mas cerca de mil anos depois a idade do ferro se estabeleceu e a tecnologia de produção do ferro se espalhou pelo mundo a fora.

A produção ocorria em fornos pequenos e, inicialmente, a matéria prima tinha forma de torrões – também chamado de tarugos. Em seguida, esses pedaços sólidos eram transformados em barras de ferro com o auxílio de um processo a quente.

Em 900 a.C, os egípcios já dominavam o manuseio com o ferro, pois utilizavam o material em espadas e facas. Já no Brasil, os europeu vieram com a esperança de extrair metais como prata e bronze, mas os primeiros ferreiros tiveram que utilizar o ferro europeu para a fabricação de alguns instrumentos de lavoura.

Apenas em 1587 que Afonso Sardinha iniciou a produção de ferro a partir da redução do minério na região de Sorocaba. Essa é a primeira fábrica de retalhos de aço em que se tem notícia.

Pensando ao longo da evolução deste material, observamos que existem uma série de produtos que são derivados, como os rolos de aço, por exemplo.

A Galileia Retalhos é uma empresa líder no mercado de chapas de aço e muito experiente na produção de produtos com aço. Não perca tempo e faça seu orçamento conosco!