5 perguntas essenciais para fazer ao seu fornecedor de chapa de aço

5 perguntas essenciais para fazer ao seu fornecedor de chapa de aço

O aço é extremamente popular e funcional para inúmeras aplicações. No entanto, pessoas que não possuem experiência com esse segmento podem encontrar dificuldades no momento de adquirir uma chapa de aço.

Por isso, separamos 5 perguntas essenciais para fazer ao seu fornecedor de chapas de aço com o objetivo de evitar erros no momento da compra. Confira a seguir:

1. Qual o aço ideal para o meu projeto?

Antes de mais nada, a primeira pergunta que você deve fazer é acerca do tipo de aço ideal para o seu projeto. Isso porque, existem diversos tipos de aço com diferentes composições químicas e consequentemente com diferentes características.

Os três tipos de aço principais são:

  • Aço martensítico: Entre os três tipos, é o menos resistente à corrosão, isso acontece por não possuírem uma grande quantidade de cromo. No entanto, é extremamente duro e indicado para a indústria alimentícia e química. 
  • Aço ferríticos: Esse tipo de aço não possui níquel em sua composição, é constituído por ferro. É extremamente utilizado em ferramentas simples, como utensílios domésticos.
  • Aço austeníticos: A sua composição leva ferro, níquel e cromo, por isso possui alta resistência. Além disso, não possuem níveis de magnetismo altos. Seu uso ideal é para projetos que necessitem de soldagem.

2. Quando comprar o aço?

Tanto para a produção da chapa de ferro quanto dos retalhos de aço, é necessário matéria-prima, e por esse motivo, dependendo da época do ano e das políticas de exportação e importação, o preço do aço pode variar muito.

Por isso é extremamente importante perguntar ao seu fornecedor qual o melhor momento para adquirir o tipo de aço ideal para o seu projeto.

3. Como minha equipe deve receber?

Engana-se quem pensa que as chapas de aço galvanizado não são materiais delicados. É fundamental tomar algumas precauções para não prejudicar a funcionalidade do material e conservá-lo, evitando diminuir sua vida útil. 

As principais dicas para receber a chapa de aço são:

  • Não arrastar ou empilhar as chapas sem proteção;
  • Usar sempre um papel ou plástico grosso para proteger;
  • Calce o material com blocos de madeira durante o transporte;
  • Ao manusear use sempre luvas, isso evita manchas e marcas de dedos.

4. Como armazenar o material?

Além do cuidado durante o transporte e recebimento, é necessário tomar cuidado no momento do armazenamento.

As chapas ou bobinas de aço devem ser armazenadas sempre em lugares limpos, arejados e secos, sem a presença de poeira, óleo, graxa e outras coisas que possam comprometer a utilidade do material. 

5. Como limpar?

Caso você precise armazenar as suas chapas durante muito tempo, é ideal perguntar ao fornecedor a maneira correta de realizar limpezas, de forma que seja evitada corrosão ou o aparecimento de manchas.

A limpeza deve ser feita mensalmente, com sabão ou detergente neutro, água morna e pano macio.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog do Galileia Retalhos e veja mais posts sobre chapa de aço carbono, galvanizada e ferro.