Dicas de limpeza, armazenamento e manutenção para chapas de aço

Chapas de aço: dicas de limpeza, armazenamento e manutenção

Quando se tem  uma chapas de aço, entender como funciona sua limpeza e cuidados de manutenção é essencial para que sua qualidade e durabilidade estejam intactas por muito mais tempo. E, geralmente, indústrias de grande e pequeno porte utilizam muitos materiais de aço, por ser fácil de manusear e de cuidar.

Entre as chapas de aço , carbono e demais existentes para um bom trabalho industrial, todas têm em comum a necessidade de um bom cuidado específico. Veremos a seguir, como limpar, armazenar e fazer a manutenção de chapas de aço da forma correta, com cuidado e praticidade necessários. 

Chapas de aço 

Chapas de aço , como tubos de aço também, são muito específicas em relação a sua composição, sendo melhores que o aço comum, tanto em relação a qualidade quanto à sua durabilidade, por ter uma boa resistência em relação a oxidação do material, porém, para que essas características correspondam de maneira certa, certos serviços de higienização devem ser tomados. 

Ao limpar uma chapa de aço inox, certifique-se que que você utilizará os produtos certos, pois nem todos os produtos de limpeza podem entrar em contato com tal superfície, como é o caso de alguns ácidos que podem desgastar o material. A melhor opção de limpeza são buchas de nylon, com sabão e água, saiba que também existem detergentes específicos para esse tipo de limpeza. 

Chapas xadrez

As chapas de aço xadrez são as mais procuradas, principalmente para pisos de locais públicos, pois garante mais segurança às pessoas, e também é um tipo de chapa fácil de ser cuidado e manuseado.

 Sua manutenção é simples, deve sempre se atentar somente ao gasto do xadrez composto na chapa, que tem a função de dar mais segurança, e caso esteja bem gasto, significa que está na hora de trocar. Além disso, sua limpeza é meio padrão, com sabão, de preferência específico para esse tipo de chapa, e esponja de nylon, ou uma vassoura, para poder retirar todos os resíduos de sujeira. 

Limpando chapas de aço carbono

Nessa situação, também saiba que os melhores amigos de limpeza para sua chapa de aço carbono será uma água e sabão, pois outros produtos mais forte como cloro e alvejantes podem desgastar o material, comprometendo sua garantia e qualidade. E após a limpeza, deve-se secar o material com um pano limpo. 

Existem também, diversos produtos no mercado hoje em dia em spray, dando a oportunidade de fazer uma limpeza à seco nas chapas de aço, economizando tempo, além de usar produtos que também auxiliam na manutenção do material conforme o uso. 

Conte com a Galileia Retalhos!

Aqui na Galileia Retalhos, além de você encontrar diversos tipos de chapas de aço, para escolher a que será melhor para você, disponibilizamos dicas de como sempre manter suas chapas de aço limpas e bem conservadas, além de, se preferirem, podem entrar em contato conosco para tirar qualquer dúvida sobre qual chapa escolher, dependendo de suas necessidades.