Chapas de aço: quais os tipos e onde aplicar?

Chapas de aço: quais os tipos e onde aplicar?

As chapas de aço são materiais extremamente populares e muito utilizados, tanto na construção civil quanto na construção industrial.

O aço é basicamente composto por ligas de ferros e carbono, além de outras substâncias específicas em cada tipo de aço, por isso, cada tipo de aço possui suas propriedades e características específicas, que tornam a aplicação em determinados ambientes e materiais ideal.

Confira a seguir quais os principais tipos de chapa de aço e quais as suas formas de aplicação:

Chapa de aço inox

Um dos principais tipos de chapa de aço, com certeza é chapa de aço inox. Esse tipo é composto por ligas de ferro e carbono, com a adição de cromo e níquel, o inox é produzido em alto forno.

As chapas de inox são extremamente resistentes à corrosão atmosférica e a outras substâncias químicas. Além disso, suportam altas temperaturas e possuem grande resistência mecânica.

Por isso, o aço inox é muito utilizado na construção civil, em tubulações, por exemplo. É frequentemente utilizado também na construção de câmaras de combustão e fornos. Além disso, o inox é extremamente brilhante, o que o torna muito utilizado em materiais de uso doméstico, como panelas, talheres, e outros. 

Chapa de aço galvanizado

As chapas de aço galvanizado passam pelo processo de galvanização, que coloca o aço em zinco fundido e torna o produto resistente à corrosão, ou seja, o grande objetivo da galvanização é tornar o material mais resistente.

Por ser extremamente resistente, a chapa galvanizada é utilizada para a construção civil, na fabricação de canos e das vigas de apoio.

Chapa de aço perfurada

A chapa de aço perfurada é a chapa ideal para quem procura versatilidade. Ela recebe esse nome, porque possui inúmeros furos que podem ser utilizados para fins específicos dependendo do projeto em que ela está sendo utilizada. 

Esse tipo de aço é extremamente utilizado em fachadas de edifícios, equipamentos agrícolas, eletrodomésticos, filtração e decoração de ambientes.  Os furos das chapas perfuradas permite a propagação do som, grande ventilação, o escoamento de líquidos e além disso possui um belo acabamento visual.

Chapa de aço xadrez

Por fim, outro tipo muito utilizado é a chapa de aço xadrez, também conhecida como chapa recalcada. Esse tipo de chapa recebe esse nome em decorrência de suas formas geométricas, criadas durante a produção industrial.

Dessa forma, por conta das formas, a chapa de aço xadrez é extremamente utilizada em pisos, pois garante segurança e resistência.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog da Galileia Retalhos e tenha acesso a mais informações sobre chapas de aço.