Como são feitas as chapas de aço?

Em razão da pluralidade de aplicações e ao processo de produção, existem tipos diferentes de chapas de aço (chapas grossas, chapas laminadas a quente, chapas laminadas a frio, chapas xadrez e chapas galvanizadas) que passam por processos industriais de fabricação tendo em vista as exigências do consumidor final.

É exatamente por isso que, ao comprar chapas de aço, as peças podem ser empregadas em diversos segmentos, possibilitando ampla utilização do material. Além disso, a modernização dos métodos de produção também têm evoluído significativamente ao longo dos anos, desde o surgimento do processo no século XIX, especialmente em relação à utilização do oxigênio para redução do carbono durante a fabricação.

Processo de produção das chapas de aço

O primeiro passo é a extração do minério da natureza para que, em seguida, ele seja enviado às indústrias siderúrgicas para ser transformado em ferro gusa. Este processo elimina todos os componentes que não são o ferro bruto, incluindo terra e outros elementos.

O próximo passo é utilizar a matéria-prima pronta para a fabricação de todos os tipos de aço. Nessa fase, o ferro passa pela aciaria – processo no qual o ferro transforma-se em aço -, pelo refino, adição de ligas e conformação do aço em placas.

A última etapa consiste em realizar o processo de laminação, o qual transforma as placas em bobinas e, posteriormente, em chapas de aço.

Normas que regem a produção de chapas de aço

Toda e qualquer empresa de chapas de aço, como a Galileia Retalhos, devem seguir as normas de qualidade estabelecidas pelo mercado, como a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR), Society of Automotive Engineers – EUA (SAE) e American Petroleum Institute (API).
Gostou de saber como são fabricadas as chapas de aço? Então agora é o momento de aplicá-las no seu ramo de atuação. Entre em contato com a Galileia Retalhos, solicite um orçamento e receba o contato da nossa equipe informando o preço das chapas de aço. Aposte no custo-benefício que a Galileia oferece aos clientes!