Ferrugem: o que é e como evitar esse processo?

O contato dos átomos de oxigênio presentes no ar atmosférico com água em elementos que contém ferro na composição acaba causando o processo chamado ferrugem! É muito comum ver de perto em portões, cadeados e matérias danificadas pela ferrugem em regiões litorâneas.
Podemos dizer que é um fenômeno de oxirredução que acontece principalmente em superfícies de ferro e aço. Para evitar que aconteça e tais materiais sejam danificados, é possível usar algumas técnicas.
Por exemplo, as chapas de aço ficam enferrujadas quando não recebem camadas protetoras. Para que isso não aconteça, quando souber que as chapas serão instaladas em algum lugar que facilita a ação de enferrujamento, é melhor optar por comprar chapa galvanizada – porque esse tipo de produto recebe camadas protetoras quando é galvanizada e também já é impermeabilizada.
Outra solução é impermeabilizar produtos de aço e ferro com tinta e/ou óleo. Como podem cobrir a superfície, evitam o contato direto dos elementos causam reação.
Mesmo tomando providências como essas que foram apresentadas, é preciso ficar atento e manter a limpeza de tudo que contém aço. A limpeza garante a conservação de elementos como louças e outros produtos de aço e ferro usados com maior frequência em qualquer rotina. Não se esqueça de secar bem tudo que lavar!

O que a ferrugem pode causar?

É importante saber prevenir a ferrugem porque esse procedimento causa danos à peça ou elemento enferrujado de forma permanente. Ou seja, prevenir a ferrugem é a única solução para lidar com a ferrugem!
Também precisamos destacar que o contato com peças enferrujadas são bem prejudiciais a saúde, porque contém bactérias causadoras de tétano.
Por isso algumas pessoas preferem aderir métodos e truques caseiros que evitam totalmente que os elementos que de contato frequente cheguem ao ponto de sofrer corrosão e acabem enferrujados.
Além dessas opções, uma alternativa é usar elementos disponibilizados pela indústria de ferro e aço feitos em aço inoxidável, também conhecidos como aço inox. Esse tipo de aço não corre o risco de enferrujar!

Onde comprar elementos de ferro e aço?

Agora que você já sabe o quão graves são os riscos de não evitar os processos de enferrujamento e que o melhor é tomar medidas de prevenção com o uso dos materiais, nossa dica é que você compre elementos de ferro e aço em empresas de confiança.
Sabendo qual foi distribuidora de ferro e aço que forneceu a matéria prima para produzir os elementos que você chegou a adquirir, fica mais fácil de saber quando são ou não produtos de qualificados!
Não deixe de procurar saber sobre as fornecedoras de material para as empresas de comércio de aço e ferro e tente seguir recomendações de especialistas para lidar com tais produtos. Por exemplo: como cuidar de tubos de aço usados em brinquedos, corrimão e outros equipamentos?

  • É preciso seguir conselhos de profissionais como:
  • Evitar a exposição em lugares úmidos;
  • Manter tais objetos limpos sem usar necessariamente água – e se usar, secar bem;
  • Pintar as peças quando for possível;
  • Galvanizar os objetos;
  • Optar por aço inoxidável sempre que der;
  • Não deixar de realizar os procedimentos de manutenção com técnicos especialistas!

Caso ainda tiver dúvidas, não hesite em procurar por profissionais especialistas em ferro e aço para saber o que fazer diante da situação que se encontra.
Uma recomendação de especialista para te ajudar sobre o assunto e fornecer produtos em aço, é a Galiléia Retalhos! Acesse o site para saber mais.